quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Visita à Sala de Leitura

Sala de Leitura é lugar de criança?! Sim!! E na Sala de Leitura a criança pode (re)conhecer melhor o seu lugar?! Sim!


Oferecer outras possibilidades de assimilação do espaço e da cultura é dever de todos nós educadores.
Infelizmente ainda esbarramos com alguns equívocos onde os adultos insistem em limitar o espaço e as ações criativas de nossos pequenos, que já são capazes de tomar contato com as várias formas de linguagem e, através dela, socializarem-se.     





A Sala de Leitura é um espaço privilegiado dentro do ambiente educacional, permitindo, com a mediação constante dos educadores, que a criança experimente novas formas distintas de ver o mundo.
Nesta atividade realizada pelo educador Victor Hugo da turma EI 30, buscamos a articulação entre a leitura e os “lugares”, além de fomentar a aproximação cada vez mais íntima da criança com o este espaço que, em muitas realidades, é negligenciada pelos adultos.
















A mediação dos educadores é importantíssima e deve ocorrer de forma constante.  Eles estarão ao lado das crianças estimulando o manuseio do material de forma adequada, desenvolvendo também  a responsabilidade social pelo uso do que é coletivo.



2 comentários:

  1. Estimular o hábito de leitura é essencial para criar seres humanos com sede de cultura e mentes pensantes! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Cultura africana sendo ensinada! Excelente!

    ResponderExcluir