quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Recorte, colagem e expressão da linguagem

Recorte, colagem e expressão da linguagem.
As crianças podem se expressar através de muitas atividades.  Consideramos especialmente ricas as atividades de  recorte, colagem e descrição de gravuras.


Ao procurar em uma revista um objeto de sua escolha, a criança é estimulada a pensar sobre o que escolher, é atraída pelas cores e formas das figuras e, por fim,  movida pelo seu interesse.



Ao encontrar e recortar a gravura, o aluno é estimulado a trabalhar sua psicomotricidade através do uso da musculatura fina, realizando movimentos precisos como os de segurar a folha com os dedinhos, abrir e fechar a tesoura, dosar e espalhar a quantidade de cola utilizada para colar a figura, além de pensar sobre a organização do espaço ao colá-la na folha.


Depois precisamos saber o motivo que o levou a escolher determinada imagem .  O registro dessa fala é muito rico,  pois nos permite avaliar o raciocínio, a coerência e a linguagem utilizada de acordo com a faixa etária



É muito importante promover momentos como esse, onde a criança pode se expressar e desenvolver vários aspectos de sua aprendizagem de forma lúdica e muito divertida!
Beijinhos da turma EI-31

2 comentários:

  1. Ai que lindos! Artistas contemporâneos! ahahahaha :D

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs, e pensar que essa é só a ponta do iceberg. Só quem presencia a rotina de perto tem noção da grandiosidade do trabalho desenvolvido pelas tias Angélica, Luana e Joyce!

    ResponderExcluir