4ª ESCOLA DE PAIS NA CRECHE – 29/09/2012
“CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO”.
No dia 29/09, de acordo com
o calendário oficial da educação Infantil da Rede de Ensino da Cidade do Rio de
Janeiro aconteceu o nosso 4º Encontro de “Escola de Pais na Creche”. Encontro que tem como objetivo reforçar e estreitar os laços entre a
família e a creche, discutir e refletir sobre assuntos relacionados às questões de educação, saúde, direitos e
cidadania. Neste
encontro para dar o ponta pé inicial
da atividade e fomentar a discussão sobre Publicidade, Consumo e Infância foi
exibido o documentário: ”Criança, a Alma do Negócio”.
Criança,
a Alma do Negócio.
Direção: Estela Renner
Produção
Executiva:
Marcos Nisti & Maria Farinha Produções
Duração: 48 minutos
DVD, Brasil, 2008
Qual o benefício que a publicidade dirigida à criança
traz para a criança?
Essa é uma das questões levantadas pelo documentário
de Estela Renner e Marcos Nisti.
Pode
parecer brincadeira, mas as crianças hoje em dia conhecem mais as marcas de salgadinhos
do que os nomes das frutas. É o que mostra o documentário Criança, A Alma
do Negócio, que abriu o segundo Fórum da Criança e Consumo em
setembro passado no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo.
Dirigido
pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, o documentário
promove uma reflexão sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa
impactam na formação de crianças e adolescentes.
Criança,
A Alma do Negócio, mostra a realidade em que vivemos: crianças que preferem ir
ao shopping a brincar, conhecem marcas pelo logotipo, e apesar de terem uma
vasta coleção de brinquedos e jogos se encantam mesmo é por um pequeno
bonequinho de plástico.
O
Instituto Alana foi o ponto de partida do documentário. Depois de registrar vídeo-aulas
com os conselheiros da organização, Estela percebeu como a infância de nossas
crianças está sendo sabotada pelo excesso de publicidade dirigido à elas, e que
a maioria dos pais ou não percebe, ou não sabe como agir perante tal quadro.
“Acho
uma grande covardia a publicidade ser dirigida à criança. Quer vender o seu produto?
Fale com alguém do seu tamanho, não use meu filho como promotor de vendas dentro
da minha casa… Nunca vou esquecer quando meu filho de 3 anos pediu para eu ir
ao posto Shell”, diz uma das mães entrevistadas. O filme mostra que a ética se
perdeu pela busca do lucro - e nossas crianças arcam com o prejuízo de uma infância
encurtada.
O
trailler do documentário já pode ser visto no link:
Além
disso, já está disponível na internet a íntegra do documentário.
O
documentário "Criança, a alma do negócio" está disponível nos links
abaixo:
DVDoriginal 2.6gb - documentário em formato iso para ser copiado em
DVD
.AVI700mb - documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução1 /
720x480).
.MP4196mb - documentário em formato mp4 compatível com iPod e computador (resolução
320x240).
.AVI46mb - trailer do documentário em formato avi para ser visto no
computador (resolução 320x240).
Celulares,
ipods, mp4 e tocadores portáteis - URL para acesso:
A
produção do documentário abriu mão dos direitos autorais, para que o mesmo
possa ser assistido por todas as pessoas que tiverem interesse no assunto.
Exibição do documentário:
Após
a exibição do documentário os (as) Responsáveis foram convidados (as) a se reunirem
em grupos para debater e responder algumas questões sobre publicidade, consumo e infância:
"Não. Porque antes nós não tínhamos o esclarecimento e o vídeo nos esclareceu". (Vilma, Angélica, Sônia e Adriana)
2 – Qual a parte do filme que mais lhe chamou a atenção?
" A gravidez precoce". ( Dilma, Cláudia, Dayara e Denise)
"Foram várias partes entre elas: A parte dos nomes dos alimentos e que não sabiam os nomes, a parte que estimula o erotismo da criança (criança querendo valorizar seu corpo com calças justa) e consumismo de brinquedos (onde o menino gostava apenas de um miniboneco)". ( Liana, Bruna, Uana, Gilson e Antônio Carlos)
3 – A publicidade influencia suas decisões de compra? Como?
"Sim, porque incentiva a gente como querer surpreender as crianças". (Silvana, Cosma, Monalisa e Mª da Conceição)
"Em muitos casos de certa maneira sim, mas em outras não. Devido a propaganda que a criança ver, e de certa maneira acaba apelando para os pais, que sede". ( Jacinta, Mª da Paz, Crizélia e Maria)
4 – Você acha que a obesidade infantil, o estresse familiar, a violência, a diminuição das brincadeiras criativas e a erotização precoce podem ter ligação com a publicidade negativa?
" Sim e não, porque a criação vem de berço, a criança tem acesso à limites conforme a educação" (Daniela, Dária, Erineide e Isabel)
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