quinta-feira, 4 de outubro de 2012

4ª ESCOLA DE PAIS NA CRECHE – 29/09/2012

4ª ESCOLA DE PAIS NA CRECHE – 29/09/2012

“CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO”.

No dia 29/09, de acordo com o calendário oficial da educação Infantil da Rede de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro aconteceu o nosso 4º Encontro de “Escola de Pais na Creche”. Encontro que tem como objetivo reforçar e estreitar os laços entre a família e a creche, discutir e refletir sobre assuntos relacionados às questões de educação, saúde, direitos e cidadania. Neste encontro para dar o ponta pé inicial da atividade e fomentar a discussão sobre Publicidade, Consumo e Infância foi exibido o documentário:  ”Criança, a Alma do Negócio”.

Criança, a Alma do Negócio.
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti & Maria Farinha Produções
Duração: 48 minutos
DVD, Brasil, 2008
Qual o benefício que a publicidade dirigida à criança traz para a criança?

Essa é uma das questões levantadas pelo documentário de Estela Renner e Marcos Nisti.
Pode parecer brincadeira, mas as crianças hoje em dia conhecem mais as marcas de salgadinhos do que os nomes das frutas. É o que mostra o documentário Criança, A Alma do Negócio, que abriu o segundo Fórum da Criança e Consumo em setembro passado no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo.
Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, o documentário promove uma reflexão sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes.
Criança, A Alma do Negócio, mostra a realidade em que vivemos: crianças que preferem ir ao shopping a brincar, conhecem marcas pelo logotipo, e apesar de terem uma vasta coleção de brinquedos e jogos se encantam mesmo é por um pequeno bonequinho de plástico.
O Instituto Alana foi o ponto de partida do documentário. Depois de registrar vídeo-aulas com os conselheiros da organização, Estela percebeu como a infância de nossas crianças está sendo sabotada pelo excesso de publicidade dirigido à elas, e que a maioria dos pais ou não percebe, ou não sabe como agir perante tal quadro.
“Acho uma grande covardia a publicidade ser dirigida à criança. Quer vender o seu produto? Fale com alguém do seu tamanho, não use meu filho como promotor de vendas dentro da minha casa… Nunca vou esquecer quando meu filho de 3 anos pediu para eu ir ao posto Shell”, diz uma das mães entrevistadas. O filme mostra que a ética se perdeu pela busca do lucro - e nossas crianças arcam com o prejuízo de uma infância encurtada.

O trailler do documentário já pode ser visto no link:



Além disso, já está disponível na internet a íntegra do documentário.

O documentário "Criança, a alma do negócio" está disponível nos links abaixo:

DVDoriginal 2.6gb - documentário em formato iso para ser copiado em DVD
.AVI700mb - documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução1 / 720x480).
.MP4196mb - documentário em formato mp4 compatível com iPod e computador (resolução 320x240).
.AVI46mb - trailer do documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução 320x240).
Celulares, ipods, mp4 e tocadores portáteis - URL para acesso:
http://www.alana.org.br/doc.3gp             

A produção do documentário abriu mão dos direitos autorais, para que o mesmo possa ser assistido por todas as pessoas que tiverem interesse no assunto.


Exibição do documentário:




Após a exibição do documentário os (as) Responsáveis foram convidados  (as) a se reunirem em grupos para debater e responder algumas questões sobre publicidade, consumo e infância:


 Veja!!!... As perguntas e algumas das respostas dadas pelos (as) Responsáveis:



1 – Você já havia pensado sobre o consumismo na infância? Por quê?
"Não. Porque antes nós não tínhamos o esclarecimento e o vídeo nos esclareceu". (Vilma, Angélica, Sônia e Adriana)















 2 – Qual a parte do filme que mais lhe chamou a atenção?


" A gravidez precoce". ( Dilma, Cláudia, Dayara e Denise)

"Foram várias partes entre elas: A parte dos nomes dos alimentos e que não sabiam os nomes, a parte que estimula o erotismo da criança (criança querendo valorizar seu corpo com calças justa) e consumismo de brinquedos (onde o menino gostava apenas de um miniboneco)". ( Liana, Bruna, Uana, Gilson e Antônio Carlos)
















3 – A publicidade influencia suas decisões de compra? Como?
"Sim, porque incentiva a gente como querer surpreender as crianças". (Silvana, Cosma, Monalisa e Mª da Conceição)

"Em muitos casos de certa maneira sim, mas em outras não. Devido a propaganda que a criança ver, e de certa maneira acaba apelando para os pais, que sede". ( Jacinta, Mª da Paz, Crizélia e Maria)














4 – Você acha que a obesidade infantil, o estresse familiar, a violência, a diminuição das brincadeiras criativas e a erotização precoce podem ter ligação com a publicidade negativa?
" Sim e não, porque a criação vem de berço, a criança tem acesso à limites conforme a educação" (Daniela, Dária, Erineide e Isabel) 

















É com muita satisfação que a equipe da E/SUBE/CRE (01.01.602) Creche Municipal Virgínia Lemos agradece a todos e a todas pela presença, atenção e participação nesse  4º Encontro de Escola de Pais na Creche!!!... 

E, até o próximo encontro!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário