domingo, 23 de setembro de 2012

EI - 31 e a Diversidade Cultural


Como o nosso projeto pedagógico gira em torno da Diversidade, a turma EI-31 conheceu um pouco mais sobre as três culturas formadoras do povo brasileiro: Indígena, Portuguesa e  Africana.
Ao trabalharmos sobre o povo indígena, assistimos no DVD do grupo Palavra Cantada a música Pindorama que , de forma lúdica, explica a chegada dos portugueses aqui no Brasil. Achamos importante que as crianças tenham a consciência de que o Brasil não foi descoberto...  Os índios já viviam aqui quando os portugueses chegaram.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
Trabalhamos um pouco do vocabulário indígena -  muito presente na nossa realidade, lemos histórias sobre a cultura indígena, fizemos uma oca com palitos de picolé e os nossos curumins confeccionaram um chocalho muito legal com grãos de arroz.
 
 
 
 
 
 
 
As histórias que trabalhamos foram:
"O Menino e o jacaré", que conta a lenda de um curumim muito levado chamado Nuati e um jacaré vingativo.  A história nos mostra como a tradição oral é importante e valorizada pelos índios que as transmitem a cada geração.
"O Curumim", que retrata a história de um menino índio que perde o pai, a mãe se “casa” novamente com um homem branco e eles vão morar na cidade. A história mostra a diferença entre as culturas e a vida na aldeia e na cidade. Além de tudo, o livro é lindo e as ilustrações são feitas com a técnica de carimbo de folhas que as crianças adoram!

 
 
 
 
 
 
Bom, é isso! No próximo post vamos falar sobre a cultura africana.
Professora Luana - EI 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário