terça-feira, 14 de agosto de 2012

Literatura desde o berço


A leitura é também uma forma bastante rica do brincar. Os livros, desde os mais simples, trazem um número muito grande de informações à criança, em forma de figuras, cores, texturas, sons, letras, números, formas geométricas e cheiros, enfim, todo tipo de estimulação necessária ao bom desenvolvimento intelectual.


                                                                                           

                                                                                             
Desde os primeiros meses, é importante colocar livros, de plástico ou tecido, no meio dos brinquedos do bebê, para que comece a se familiarizar com estes.











Os livros servem, num primeiro momento, para que o bebê tenha acesso a estímulos variados; adiante, vão servir para que escute o adulto contar-lhe histórias, que por mais simples que sejam, lhe ajudarão a começar a relacionar as figuras com seus nomes, ampliando seu vocabulário.



Crianças que aos três anos de idade já possuem o hábito de leitura em família, apresentam ao entrar na escola um vocabulário 300% maior que aquelas que não tiveram contato com livros.
Na criança, essa leitura é muito prazerosa, tanto pela disponibilidade, quanto pela curiosidade.  O livro a atrai  pelos diversos formatos e pela facilidade do manuseio.



Estes primeiros contatos propiciam à criança a descoberta do livro como objeto especial, diferente dos outros brinquedos, mas também fonte de prazer. Ao lermos uma história para as crianças, provocamos o imaginário e as ajudamos a elaborar conflitos interiores. Nesse momento ela está lidando com medos, tristezas, raivas, irritações, alegrias e inseguranças.


A atividade desenvolvida pela educadora Marina, da EI 50, foi de simples manuseio de encartes, jornais e revistas.
As crianças entraram em contato com o material e, com a intervenção da educadora, puderam se expressar, apontando o que lhes chamava a atenção e também através da fala.



Vocês responsáveis também podem fazer isso em casa...
Conversem com seus filhos, estimulem sua oralidade através da observação de figuras em materiais impressos.
Trata-se de uma atividade simples, que pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer hora. E seu filho só tem a ganhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário