domingo, 4 de dezembro de 2011

Reencontrando nossa Identidade - Cultura Afro-Brasileira

Ao longo do ano, nós da C.M. Virgínia Lemos desenvolvemos inúmeras atividades contemplando a cultura afro-brasileira.
Como culminância do trabalho realizado, nossos professores, agentes auxiliares de creche e recreadores elaboraram uma exposição e a apresentação de músicas e brincadeiras para todas as nossas crianças.

A professora Luana e os agentes Maria das Dores e Bruno, trabalharam o livro "Os cabelos de Lelê". Então recebemos a visita da mamãe da Tia Luana que veio fazer lindos penteados em nossas crianças.





Agora vejam a nossa exposição...












Nosso agente auxiliar de creche Victor Hugo é um artista! Além de tocar muito bem violão, trabalhando a musicalidade de nossas crianças, ele também compõe...
Uma de suas composições foi inspirada no livro "Menina Bonita do Laço de Fita".
Com a ajuda de outros educadores de nossa Creche, o tio Victor ensaiou crianças de todas as turminhas para a dramatização da história.
E no violão dessa vez, outro artista: o tio Bruno.


A turma EI 41 da professora Marcelly e dos agentes Michele e Victor confeccionou instrumentos para, junto com a EI 50 do professor Antônio e das agentes Vilma, Marina e das recreadoras Célia e Verônica, comemorarem o Dia Nacional do Samba, com a música Samba Lelê.



A turma EI 30 da professora Zuely e das agentes Cristina e Ileneida dramatizou a brincadeira "Escravos de Jó", tão conhecida por todos nós.



A turma EI 31 da professora Vanessa e das agentes Domingas e Rafaela, após a contação da história "Bruna e a galinha d'Angola", cantou e dramatizou a brincadeira "Uma, duas, três angolinhas", além de confeccionar "panôs" iguais aos da história.



A professora Luana e os agentes Maria das Dores e Bruno, transformaram as crianças da EI31 em ótimos cozinheiros, cantando e dançando a música "De abóbora faz melão".

5 comentários:

  1. Que lindo isso! Valorizando nossa beleza com as crianças. Elas precisam disto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Não podia esperar nada menos que isso dessa pessoa maravilhosa que é vc Denise!!!! Parabéns pela sua gestão.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, adorei a postagem e os trabalhos realizados. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Um quilombo, irmã! É isso aí: ensinar nossos pequenos os passos de nossos antepassados! Grande trabalho e no que eu puder colaborar, me ponho a disposição. Beijos.

    ResponderExcluir