domingo, 27 de outubro de 2013

Número-quantidade

As crianças foram desafiadas a relacionar número à quantidade por meio de uma atividade em grupo, a qual um ajudou ao outro a colocar os pregadores nos lugares correspondentes.

A turma EI 31 faz bonito nas refeições!

    A boa alimentação é uma das nossas preocupações. Nestes momentos das refeições, as educadoras sempre procuram incentivar à mastigação correta e a autonomia para se alimentarem sozinhos, bem como a importância e os benefícios produzidos pelos alimentos.


Desjejum

Almoço

Frutas

Higiene e Soneca

sábado, 14 de setembro de 2013

Trabalhando com reciclagem - Turma EI-40


Neste ano trabalhamos o tema “Meio ambiente e reciclagem”, o que foi por demais proveitoso. Trabalhamos com histórias relacionadas ao tema, e o que foi mais divertido, foram as produções de brinquedos e de fantoches que realizamos coletivamente. A turma toda se divertiu aprendendo que “Lugar de lixo é no lixo” e que o que jogamos fora, podemos utilizar para diversos fins, inclusive para a própria diversão. Vejam nossas produções!






Algo muito interessante que também gostaríamos de destacar, foi a atividade que realizamos com lixeiras de coleta seletiva, onde separamos o próprio lixo produzido por nós para posterior envio à reciclagem. Com isso, aprendemos que reciclar é promover a manutenção da própria vida, já que queremos um espaço mais limpo e mais saudável para todos.





Como resultado disso, confeccionamos um lindo mural onde colocamos nossas mãos reafirmando o nosso compromisso com a preservação do Meio Ambiente, militando constantemente em prol da ecologia e da biodiversidade. Cuidar do Planeta é dever de todos nós!



Conhecendo as partes do corpo - Identidade. Turma EI-40


Sempre no início do ano temos como objetivo trabalhar a Identidade. Precisamos conhecer o nosso corpo, externar nossos gostos e preferências, identificar os membros de nossa família e trazer para a creche um pouco mais de nossas vidas. Nós, da turma EI – 40 realizamos atividades muito interessantes e que contribuíram bastante para a formação da nossa identidade e para a construção de nossa autonomia.

Montamos um belo mural coletivamente trabalhando as partes do corpo. Tudo isso se deu após a leitura do livro “Cadê você, Pedrinho?” que muito nos instigou e nos fez refletir sobre as funções dos membros do nosso corpo.

Vejamos o início de todo o processo:





Nos momentos retratados acima, começamos a pintar separadamente as partes do corpo do Pedrinho. Foi muito legal! O fruto de todo esse empenho se deu num lindo mural que pôde deixar o espaço da nossa creche muito mais colorido.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Integração Escola-Família: Reunião de responsáveis - EI 31


Texto abordado: Casa e Lar

PROPOSTA DE ATIVIDADE: 

Os responsáveis escreveram frases com a temática: "Para um lar realmente aconchegante é preciso..."
Dentre vários valores considerados pelos pais, destacam-se: amor, paz, respeito união.



Brincando a gente se entende - EI 31


 "A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer." (Winnicott)



Meio Ambiente - EI 31


 Tendo em vista os três R's (reutilizar, reduzir e reciclar) utilizamos garrafa pet e outras sucatas para confeccionar brinquedos e animais com o intuito de dar mais durabilidade a este material no meio ambiente.



Atividades realizadas com garrafa pet.

Plantando e cuidando do feijão.

Coleta seletiva



Identidade- EI 31

Chamadinha- Qual é o meu nome?




Explorar o seu corpo é umas das curiosidades que nossos pequenos têm. 
Propiciar momentos de descobertas é possibilitar o conhecimento de si e do outro.
Conhecimento do "eu" e do "outro".

Atividade coletiva- O corpo humano: Suas partes, órgãos dos sentidos e produtos usados na higiene.

Brincando de Família - EI 31


 
Tendo o conhecimento de que a família é o primeiro grupo social em que a criança está inserida,  a turma EI 31 realizou atividades para conhecer os diferentes tipos de famílias.
 
 
As crianças trouxeram objetos pessoais de seus responsáveis para dramatizar as relações  familiares e trabalhamos a importância do cuidar da família.

 
 
 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Semana da criança
                Acreditando que toda criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada, as educadoras Marcelly, Nina e Jacqueline planejaram uma semana com muitas atividades.
                Entramos no mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de uma linguagem simbólica, discutimos valores e refletimos sobre nossas ações, desenvolvendo criatividade, expressão e linguagem.
João e Maria



O patinho feio





Chapeuzinho Vermelho





“Era uma vez, assim vai começar a linda história que vamos escutar...”
                Realizamos a atividade “Mar de histórias”, onde nossas crianças tiveram a oportunidade de entrar na fantasia e desenvolver o interesse em ouvir e contar histórias.











“O trabalho com histórias infantis contribui para o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio e da imaginação.”
A brincadeira não poderia estar de fora da nossa semana!!!







Dia do brinquedo preferido




Para finalizar a semana conversamos sobre o que gostaríamos de ganhar no Dia das crianças e qual nosso programa favorito.