Mês de agosto, Folclore no ar...
Durante todo o período, planejamos e desenvolvemos atividades para levar a riqueza da nossa cultura aos nossos pequenos.
Vejam a criatividade, o capricho na elaboração dos murais e a alegria na culminância do projeto, com a apresentação de músicas, dança e histórias preparadas pelas turmas:
Entendendo a importância do folclore para nossa cultura, trabalhamos a contação da lenda do saci e, a partir da história, construímos nosso mural. Os alunos trabalharam com diversas técnicas para a confecção do bambuzal, e corpinho do saci.
Cada criança confeccionou seu próprio saci e, para encerrarmos nossa semana do folclore, a turminha caracterizada, encenou uma música muito divertida para toda a creche. ( EI 40 )
Entusiasmadas, as crianças da EI 31 abraçaram a ideia de defender a natureza, assim como o esperto Curupira.
Destruir a natureza? Não a nossa turminha! Com a ajuda das educadoras Vanessa, Domingas e Rafaela, as crianças plantaram e cuidaram de sementinhas de alpiste, que enfeitando o mural, encantaram nossos pequeninos.
Para alegrar todos os colegas, a EI 31 apresentou o Curupira, defensor dos animais e das florestas através de uma contação de histórias e da confecção de bonecos com sucata.
A EI 41 conheceu a lenda da Iara e trouxe o "Pai Francisco, tocando seu violão" e cantando e dançando para todos nós.
Mais uma cantiga tradicional: "Atirei o pau no gato". Porém, as crianças da EI 30 aprenderam que "isso não se faz", pois "o gatinho é nosso amigo e não devemos maltratar os animais"...
Por fim, nosso berçário!
Vejam quanta animação na apresentação do Bumba-meu-boi.